terça-feira, 17 de maio de 2011

Hino da UEFA

O hino da Liga dos Campeões da UEFA, que é intitulado simplesmente de "Champions League", é uma adaptação feita por Tony Britten da música "Zadok the Priest" de George Frideric Handel. Em 1992, a UEFA contratou Britten para criar um hino para a instituição e sua liga dos campeões.
Então Britten, junto com a Royal Philharmonic Orchestra e o coro da Academia de St. Martin criaram o hino. O interessante é que ele é cantado em três idiomas diferentes: Inglês, alemão e francês, que são os idiomas oficiais usados pela UEFA.

Letra
Ce sont les meilleures équipes
Es sind die allerbesten Mannschaften
The main event
Die Meister
Die Besten
Les grandes équipes
The champions!
Une grande réunion
Eine grosse sportliche Veranstaltung
The main event
Ils sont les meilleurs
Sie sind die besten
These are the champions
Die Meister
Die Besten
Les grandes équipes
The champions!

Obs:Os versos que estão em cinzento é que são utilizados nos jogos.

Tradução
Estas são as melhores equipes
Elas são as melhores equipes de todas
O evento principal
Os mestres
Os melhores
As grandes equipes
Os campeões!
Uma grande reunião
Um grande evento esportivo
O evento principal
Eles são os melhores
Eles são os melhores
Estes são os campeões
Os mestres
Os melhores
As grandes equipes
Os campeões!


The Kelly Family, grande vozes,grandes talentos, etc...


Os The Kelly Family são uma banda pop / folk / rock com mais de 30 anos de carreira e vários milhões de discos vendidos na Europa, constituída por um grupo de irmãos e irmãs nascidos nos Estados Unidos, Espanha, Irlanda e Alemanha. No total os Kelly Family são doze irmãos (e inicialmente até os pais faziam parte da banda), mas durante grande parte da carreira, e nomeadamente na fase de maior sucesso, o grupo tinha nove membros. Hoje tem apenas cinco. Todos os membros cantam (pelo menos um tema em cada álbum), compõem, tocam diversos instrumentos e detêm total controlo sobre a produção dos álbuns e a gestão da sua carreira.

Tendo como imagem de marca uma indumentária muito peculiar (roupas coloridas num estilo entre o hippie e o cigano, com claras influências circenses, desenhadas pelos próprios membros da banda) e cabelos extremamente longos, os Kelly Family conheceram o pico da sua fama durante os anos noventa, no final dos quais resolveram fazer uma pausa. Hoje, musicalmente diferentes e com um visual bem mais discreto, estão longe dos níveis de popularidade de outrora, embora mantenham uma considerável legião de fãs indefectíveis, autodenominados kelly-fans ou kelfans (em português, kelly-fãs ou kelfãs).
As origens irlandesas dos Kelly Family, que marcaram forte presença na música da banda ao longo de grande parte da sua carreira, remontam a meados do século XIX, altura em que milhões de irlandeses emigraram para os Estados Unidos para escapar à pobreza e à fome no seu país de origem. Entre eles estava Sean O'Kelley (bisavô dos irmãos que viriam a formar a banda), na altura uma criança, que partiu com os seus pais para o estado do Michigan. A família decidiu "americanizar" o apelido para facilitar a integração, passando a chamar-se Kelly. Sean Kelly teve vários filhos, que lhe deram vários netos, entre eles Dan Kelly. É com ele que começa verdadeiramente a história dos Kelly Family.

Em 1957 Dan casa-se com Joanne (segundo algumas fontes, Jenny ou Juana, com quem tem quatro filhos: Danny (1961), Caroline (1962), Kathy (1963) e Paul (1957). Sabe-se que em 1966 Dan emigrou com os filhos para Gamonal, no sul da Espanha, mas enquanto o site oficial dos Kelly Family afirma que o fez já com a sua nova companheira, Barbara Ann Suokko, americana de ascendência finlandesa e tirol, são vários os fansites segundo os quais Joanne emigrou com Dan e os filhos e, já em Espanha, tendo o casal contratado Barbara Ann como ama, esta e Dan Kelly se apaixonaram e Joanne regressou aos Estados Unidos (um outro fansite, um dos mais importantes e visitados pelos fãs de Kelly Family, sugere que Barbara Ann acompanhou Dan, Joanne e família aquando da mudança para Espanha, já no papel de ama das crianças.
Joanne
Joanne, Jenny ou Juana (não se sabe ao certo o seu nome) foi a primeira esposa de Dan Kelly. Nunca mencionada em fontes oficiais, muito pouco se sabe sobre ela além de que é a mãe dos quatro primeiros filhos de Dan: Danny, Caroline, Kathy e Paul.
Danny Kelly
Daniel Kelly, o mais velho dos irmãos Kelly, nasceu em 1961 em Leominster, MA, nos Estados Unidos da América. Portador de uma deficiência mental, nunca cantou com os irmãos, mas aparece em algumas fotografias da banda, nomeadamente na capa do álbum Christmas All Year. Deixou a Europa no início dos anos oitenta, regressando com Caroline aos EUA, onde ainda vive, numa instituição perto de casa da irmã.