sábado, 28 de maio de 2011

Bonga, e uma lágrima


José Adelino Barceló de Carvalho nasce a 5 de Setembro de 1942, em Kipiri, na província do Bengo, a norte de Luanda, em Angola. Filho de Pedro Moreira de Carvalho, natural de Luanda, e de Ana Raquel, do norte de Angola. Barceló é o terceiro filho de uma família composta por mais nove irmãos.
A família tratava-o carinhosamente por Zeca. A sua infância foi passada em bairros como os Coqueiros, Imgombotas, Bairro Operário, Rangel, e no Marçal. Aí vive-se um ambiente intimista de preservação das músicas e tradições angolanas, marginalizadas pela dominação colonialista presente na época. O folclore dos musseques (bairros pobres) cedo fascinou o pequeno Zeca e por isso começou a frequentar e a participar das turmas dos bairros típicos de Angola, onde iniciou a sua actividade musical. Foi no bairro do Marçal que fundou o grupo "Kissueia". Barceló resolve criar o seu próprio estilo musical, afirmando a especificidade da cultura angolana, numa época muito conturbada.

Bonga é produto de uma geração aguerrida e marginalizada que resiste à aculturação da sociedade marginal através do respeito pela música tradicional de Angola. A cultura angolana era dominada pela colonização portuguesa de então, daí que tanto a língua como a música tradicional fossem discriminadas e impedidas de se manifestar em plenitude.
Barceló sempre se sentiu atraído pelo atletismo. Tudo começou ainda muito jovem quando revelou perante os seus amigos do bairro ser o mais rápido nas corridas e nas fugas. Depois começou oficialmente a correr no S. Paulo do Bairro Operário, rotulado pejorativamente como o "club dos pretos". Ingressou no Clube Atlético de Luanda.

Em 1966, com 23 anos de idade, depois de ter alcançado os maiores títulos de Angola em 100, 200, e 400m, a sua entrada em Portugal dá-se aquando de um convite do Sport Lisboa e Benfica, que se deveu às suas múltiplas vitórias nos campeonatos em Angola. O objectivo deste convite é a prática semi-profissional de atletismo. É entre 1966 e 1972 que Barceló de Carvalho atinge por sete vezes o estatuto de campeão e permanente recordista de atletismo: onze internacionalizações nos 400 metros, nos 200 e 400 metros na taça da Europa de 1967, nove nos 4 x 400 metros e seis nos 200 metros, além de várias vitórias em torneios, tal como o prémio de Viseu em 1968 (400 metros), o Torneio Toddy em 1969 (100 metros), o II Grande Prémio das Festas de Santo António, etc…
Bonga cria uma fusão entre a sua pessoa e a música de Angola, tornando-as indissociáveis e tendo como maior estandarte, o Semba, um ritmo tradicional angolano correspondente ao samba brasileiro, mas percursor deste.
Bonga também interpretou géneros musicais cabo-verdianos, sendo responsável pela adulteração da coladeira “Sodade” para uma morna, 18 anos antes de Cesária Évora a tornar mundialmente famosa.

Banda Calypso, uma casal feliz mas, lhes sabotaram um CD e sua masterização.

Banda Calypso é uma banda brasileira de calypso, formada em Belém do Pará em 1999 pela cantora Joelma Mendes e pelo guitarrista e produtor Cledivan Almeida Farias, mais conhecido como Chimbinha. No início a divulgação do trabalho só se restringia às regiões Norte e Nordeste do Brasil. A banda hoje desfruta de grande sucesso em todo o país e começa a firmar sua carreira no exterior com turnês para os Estados Unidos, Europa e Angola. Mesmo com o preconceito por seu gênero musical e sua origem, a banda tornou-se líder absoluta na vendagem de CDs e DVDs dos anos 2000.

Ainda em 2003 foi gravado e lançado o primeiro DVD da banda em São Paulo na casa de shows Patativa, com um público de mais de 30 mil pessoas. No show a banda mostra o porquê de todo o sucesso e grande vendagem. O show foi lançado em CD e DVD com o título Banda Calypso Ao Vivo em São Paulo. O projeto foi além do imaginado, levou a banda ao gosto nacional, enfim a banda ficou realmente reconhecida em todo Brasil. O disco inteiro foi um sucesso, mesmo seus principais singles sendo os relançamentos de Dançando Calypso e Temporal todas as músicas tiveram reconhecimento.
No estado do Pará, em um jantar na casa de Kim Marques, companheiro de Joelma na banda Fazendo Arte, a cantora conhece Chimbinha e em pouco tempo começam a ter um relacionamento amoroso. Joelma estava de saída do grupo Fazendo arte e indo rumo a carreira solo. Como produtores de seu disco estavam Kim Marques e Tarzan que era muito conhecido na região por seus trabalhos como produtor e sua performance como guitarrista. Como o projeto do CD solo dificultaria o relacionamento do casal, pois cada um teria que seguir seu caminho, tiveram a idéia de formar uma banda, a Banda Calypso. A Banda Calypso foi criada em 1999, na transformação do disco solo de Joelma no álbum Banda Calypso Volume 1. O começo da banda foi difícil pois mesmo com muitos contatos não havia quem quisesse lançar o trabalho. Depois de tantas tentativas em vão, tiveram a sorte de uma parceria que possibilitou a venda de 1000 discos apenas para avaliar a vendagem. Em menos de uma semana os discos se esgotaram. Por fim, a banda conseguiu vender mais de 500 mil cópias de seu primeiro disco.

Com o sucesso em Belém com o single Vendaval junto a outras músicas, logo foram divulgados no Nordeste. Ao chegarem na região fizeram diversos shows que além da de Joelma tinha também a presença do cantor Dinho em palco. Dentre tantos show, um especial em Recife deu origem ao primeiro álbum ao vivo Banda Calypso Ao Vivo, com mais ritmos, melhor som. Com esse disco aumentou a divulgação pelo Nordeste e por demais regiões brasileiras.
Dentre tanta correria, com 2 álbuns naquele ano e um DVD, mais uma notícia: Joelma estava grávida do seu terceiro filho, o primeiro com o guitarrista e produtor Chimbinha. A notícia foi dada no programa Sabadaço, junto de Gilberto Barros. A gravidez não impediu que os shows da banda continuassem, pelo contrario, foi uma época em que a agenda da banda nunca esteve tão cheia. Em entrevista, Joelma afirma que era difícil e que nas primeiras apresentações acabou passando mal. Para resolver o problema ela enchia e esvaziava uma bexiga minutos antes dos shows, afirmando que este era o melhor método para aquela situação. No dia 11 de Julho de 2004 nasce Yasmin. Em novembro do mesmo ano a banda lança o CD Banda Calypso Volume 6, com o hit "A lua me traiu", neste CD também tem incluído uma faixa chamada "Minha Princesa", em que Yasmim chora antes do último refrão.

Paula Fernanda, genérico da novela Araguaia

Nasceu em Sete Lagoas, Minas Gerais, começou a cantar com oito anos de idade e lançou o seu primeiroálbum aos dez, em disco de vinil. Aos doze anos, mudou-se para São Paulo e foi contratada por uma companhia de rodeios, com a qual viajou por todo o país e aprendeu muito sobre palcos.
O segundo álbum, Voarei, foi inspirado no sucesso da novela Ana Raio e Zé Trovão. Dificuldades na carreira fizeram com que, aos 18 anos, desistisse da carreira artística e voltasse para Minas Gerais. Cursou Geografia em Belo Horizonte e, paralelamente, tocava e cantava em barzinhos.

Após gravar o sucesso Ave Maria Natureza para a telenovela América, da Rede Globo, lançou um CD com diversos estilos musicais, embora com ênfase em sertanejo romântico - Canções do Vento Sul. Por esse álbum, foi indicada ao Prêmio Tim de Música Brasileira de 2006, na categoria de melhor cantora popular.
A partir daí, Paula consolidou-se como uma cantora de bela voz, muito eclética (chegando a gravar músicas em inglês, como "Dust in the Wind") e popular. Seu sucesso "Jeito de Mato", do álbum Pássaro de Fogo, foi a música mais popular da telenovela Paraíso, como tema de amor dos protagonistas. Paula esteve incluída na trilha sonora da novela das seis da Rede Globo, Escrito nas Estrelas, cujo tema de abertura foi a regravação de "Quando a Chuva Passar", sucesso da cantora baiana Ivete Sangalo. Também esteve na novela das seis seguinte, Araguaia, ao som de "Tocando em Frente", de Almir Sater, juntamente com o cantor Leonardo.
Em outubro de 2010 Paula Fernandes gravou o seu primeiro DVD da carreira contendo os seus grandes sucessos e músicas inéditas, inclusive com participações especiais de Victor & Leo e Leonardo. O DVD foi lançado no início do ano seguinte.

No dia 25 de dezembro de 2010, Paula Fernandes cantou para 700.000 pessoas, participando do especial de fim de ano de Roberto Carlos, transmitido ao vivo pela TV Globo, direto da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. No mesmo ano foi uma das atrações do Show da Virada da Rede Globo, exibido no dia 31 de dezembro do mesmo ano.
Paula foi incluída na trilha sonora da novela das sete da Rede Globo, Morde & Assopra, ao som de "Não Precisa", interpretada juntamente com a dupla Victor & Leo. A música é um dos destaques do DVD Paula Fernandes ao vivo.
Com apenas quatro meses de lançamento, o mais novo álbum da cantora e compositora Paula Fernandes, CD e DVD " Paula Fernandes Ao Vivo", atinge a marca de 700 mil cópias vendidas. Segundo pesquisas, a cantora, que se tornou o grande destaque atual da música, está em primeiro lugar de vendas no ranking Brasil há 17 semanas.