sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

"GRUPOS DE BAILE DO ALANDROAL DOS ANOS 70 À ACTUALIDADE"


“Grande Gala Musical”



 Gala musical nas pirâmides de São Pedro, dia 5 de Fevereiro com os grupos musicais desde a era dos anos 70 até hoje.
ORBITNIK, BASS II, DOMINUS, 5 DO RITMO, quatro grupos musicais que ficaram marcados dos bailes de antigamente.
Estes grupos eram compostos pelos seguintes elementos:
Fernando (Bateria), João Pua (Viola Ritmo), Pua (Viola Baixo), Paixão (Viola Sol), Pacheco (Viola Solo e Ritmo) e “Manel Cónho” nos teclados, pena que ela já não tenha esse teclado “CRUMAR”, uma imitação do HAMOND.
Mas é uma pena não poderem estarem todos os grupos musicais que existiram desde a decada de 70 até aos dias de hoje, onde também existiu um conjunto mais antigo que era o BASS.
Pois o Município poderia dar uma ajuda para que isso se concretiza-se, uma vez que o actual executivo quer dar voz às bandas do conselho então era uma boa oportunidade, se que já houve varias conversas entre vários elementos, mas nada se tinha concretizado ainda.
Numa festa de Setembro poderia o Municipio acrescentar no cartaz, um festival de conjuntos musicais, que foi fruto da nossa Terra e que levou o nome do Alandroal por este país fora e no estrangeiro.
Temos ainda além destes conjuntos musicais excelentes que vão actuar nas Pirâmides, os seguintes conjuntos musicais que passaram pelo nosso Alandroal:

NOVO HORIZONTE foi constituído nos anos 70 pelo, “Manel Cónho” (Teclado e Voz),Marco assi (Sintitizadores), José Carlos Martinez (Viola Solo/Ritmo e Voz), João Pua (Viola Ritmo e Voz), Hélder Transmontano (Viola Baixo e Coros), José colunas Pai (Sax eletrónico e Coros) e José colunas “filho” (Bateria).

STATUS BAND foi constituído nos anos 80 pelo, Marco Assis (Cintitizadores), Quim Bento (Teclas e Voz), José Carlos Martinez (Viola Solo/Ritmo e Voz, Ilídio Martinez (Viola Baixo e Coros), Rui Martinez (Bateria).

SEQUÊNCIA MUSICAL foi constituído nos anos 80 pelo, Jorge Gomes (Teclas), José Carlos Martinez (Viola Solo/Ritmo e Voz), Ludjero (Viola Ritmo e Coros), Ilídio Martinez (Bateria e percussão), Victor Romeu (Voz e Coros) e Gibé (Viola Baixo) mais tarde foi subtituido pelo José Manuel Roque (Viola Baixo).
Tabém faziam parte de vários bailes um trio de vozes do Rosário, O TRIO COQUELUCHE, que era formado pelas lindas vozes, Zélia Santos, Júlia Mira e Mónica Patrão.

HOBBY foi constituído nos anos 90 pelo, José Carlos Martinez (Viola Solo/Ritmos e Voz), José Manuel Roque (Baixo e Coros), Ilídio Martinez (Bateria e Coros), António José (Teclas), Ricardo Gomes (Viola Ritmo/Solo) e Andreia Coelho (Voz e Coros).

NOVA ERA  foi constituído nos anos 80 pelo, Rui Martinez (Bateria e Voz), Zezinha (Vos e Coros), Nuno Roma (Viola Baixo), Ricardo Gomes (Viola Ritmo e Solo), Tachas (Teclas), António Valentim (Capau) técnico de som.

SOM 2000  foi constituído nos anos 90 por, Rui Martinez (Bateria e Voz), Ricardo Gomes (Viola solo e Ritmo), Camilo Oliveira (Viola Solo/Ritmo e Voz), Elso (Viola Baixo), Zézinha (Voz e Coros), António José (Teclas), Hedmundo (Percussão) e António Valentim, (Capau) técnico de som.

REFÚGIADOS  foi constituído nos anos 2000 por, José Potra (Baixo), António Serôdio (Viola e Voz), Hélio Tique (Trompete), Lúcia Roma (Voz eCoros), Felipe Galvão (Bateria) e Lúcia Bento (Voz e Coros).
Peço desculpas se me esqueci de algum elemento.

GRUPO POP ROCK MEDUSA,  foi uma banda de inéditos da Vila do Alandroal, criada em 1995, onde a primeira gravação foi Pontinha nos estúdios da Fidelsom, onde os elementos fundadores eram:
José Manuel Roque (Baixo e Coros), Ricardo Gomes (Viola Solo e Ritmo), José Carlos Martinez (Voz e Viola Ritmo) e Ilídio Martinez (Bateria e Coros), onde nessa gravação teve um convidado especial, o José Manuel Paixão.

Em 1997, os Medusa gravaram o 2º CD com os elementos fundadores da banda e alguns coros convidados, poderão ver os videos das gravações nos estúdios, neste blog numas paginas mais a baixo.
Neste momento resta um único conjunto musical, os 5 do Ritmo, espero que continuem por muitos e longos anos, pois para não se perder as raízes da nossa terra.
Um dia, quem sabe nós nos venha-mos a juntar para fazer uma mega Gala, para que todas as pessoas possam ver como se tocava naquela altura.

11 comentários:

Anónimo disse...

no alandroal nada serve só pra alguns.mas teve bandas ai com muito mais sucesso que essas.deveriam pois sim fazer uma gala com todas.pontuação negativa por parte da organização.
por isso que essa terra não aparece no mapa.nem se desnvolve.

Anónimo disse...

pois é tb partilho da mesma ideia .se teve mais bandas deveriam levar as que pudessem ir.
mas pode ser que seja formalizado outro encontro das que faltam ai,mas com outra projecção de som e luz e artistico.tb não me parece que o local seja o mais ideal.felicidades

Anónimo disse...

Estão todos a esquecer-se da banda que mais deu a conhecer o alandroal, inclusivé em espanha e que foi a BASS, a primeira!
Mas se calahar até convém a alguns que não se lembre.......

Anónimo disse...

Mas é verdade, o BASS do tempo do Zé colunas e Salomé...
Sr.Ilidio devia colocar tambem esse grupo, parece-me que foi distração.....
Saudações

Ilidio Martinez disse...

Pois peço desculpas de ter só falado no BASS sem colocar os elementos que o constituiam, pois eu não tenho elementos oficiais do conjunto, senão teria colocado os nomes deles, mas assim que tiver os elementos, irei publicar.
Obrigado pela chamada de atenção.

Boa Tarde

Anónimo disse...

Em relação ao comentario das 16,16 do dia 28,so quero fazer umapequena rectificação , oZé Colunas nunca foi elemento da BASS.
Mas posso adiantar alguns: João eManuel Salomé, Barradas, Manel Roma,o 14 que era irmão do Carteiroe pensoque era o Baico sobrinho dos Salomès.

Umabraço Joao Pua

Anónimo disse...

viró disco e toca a mesma.

Anónimo disse...

Não eram só os irmãos João e Manuel Salomé mas também no últimos anos da BASS o Baíco (que já não está entre nós), o Zé Salomé Vieira, que está vivo e de saúde e ainda toca saxofone(e bem), na filarmónica de Montoito e na Orquestra Planície no Redondo, onde reside, e não esquecer o Vitorino Salomé que na sua adolescência ainda fez parte da BASS não como cantor mas como pianista e o Janita que apesar de miúdo de 12 ou 13 anos também lá cantou como "mascote" do grupo.
Para além destes elementos, e em relação aos restantes, sei que o Barradas ainda está vivo.
Acho de facto infeliz não se terem lembrado do grupo musical que de facto levou pelo país todo e pelo estrangeiro o nome do Alandroal, e que, com todo o respeito para com as outras bandas, é como comparar uma equipa de 1ª divisão com equipas de distritais. Como alandroalense acredito e espero que tenha sido um esquecimento ou um equívoco e que não tenha sido por outros quaisquer motivos menos transparentes.

Anónimo disse...

É evidente que as pessoas têm liberdade de associação, a inicitiva tem mérito e como diz o povo " a bodas e batizados só vão os convidados!" Até aí, de acordo. Agora, induzir os visitantes ou os historiadores em erro ao subentender, com o título de gala,que os grupos de baile se resumem a estes quatro é abusivo e desrespeitoso para com o enorme leque de músicos que se consituiram em grupo.
Para o fervoroso adepto dos BASS, aconselho-o a distinguir o trigo do joio, pois esta gala destina-se aos amadores dos bailes e não aos profissionais, porque a qualidade é justificada por essa mesma designação.

José Roque

Anónimo disse...

Concordo com o Srº José Roque, pois é triste se houve assim tantos grupos, porque é que só convidaram 4?
Porque será?
Será só porque o Fernando só fez parte dessas bandas?
Pois ao que me parece, com o feitio que o Fernando tem, não queria lá mais ninguém de certeza, pois ele sempre teve essa tára de pensar que só ele sabe tocar....
Mas como o Srº diz, essa Gala é para amadores sim senhor....

Bom dia a todos

Anónimo disse...

Ao comentarista das 12,08 diz e diz bem é uma gala ( Festa Convivio ) do pessoal que fez parte dos grupos com quem o Fernando Tocou. Eu não me considero profissional , mas sim amador, (pois como profissional só vivia da musica o que não e bem real) mas como amador animei muitos bailes talvez este comentador tambem lá estivesse a esfregar os pés.Mas para os que organizaram este evento e muito bem aqui fica o repto para outros, deixem-se de quezilias, organizem e convidem todos os grupos seria bonito , eu aplaudo .

Joao Martins