terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Chitãozinho & Xororó, 40 anos de carreira


José de Lima Sobrinho e Durval de Lima, ou simplesmente Chitãozinho & Xororó são dois irmãos naturais da cidade de Astorga, estado do Paraná, formam uma das mais reconhecidas duplas sertanejas do Brasil.
Não se sabe a data exata de gravação do primeiro disco de Chitãozinho e Xororó. O primeiro disco oficial foi "Galopeira" em 1970, mas o reconhecimento do grande público veio em 1982 com a canção "Fio de Cabelo" do disco Somos apaixonados, oitavo trabalho da dupla, que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e abriu as portas das rádios FM´s para a música sertaneja. Tudo na vida da dupla passou a ser separado como antes e depois dessa canção.
Chitãozinho & Xororó, em 1986 começaram a apresentar aos domingos o programa de TV "Chitãozinho e Xororó Especial" no SBT, no qual cantavam e recebiam convidados.
No mesmo ano participaram na Rede Globo do especial do Roberto Carlos cantando junto com o Rei da canção "De coração pra coração".
Gravaram em 1993 a canção "Words" com os Bee Gees para o disco Tudo por Amor lançado em português e espanhol. Além de "Words" o disco tinha a canção "Guadalupe" que fez parte da trilha da novela de mesmo nome transmitida pela Telemundo. O sucesso desse trabalho foi tão grande que a dupla conquistou em junho daquele ano o primeiro lugar do "Hot Latin Singles" na parada norte-americana da revista Billboard, só Roberto Carlos tinha conseguido essa marca em 1989.
No ano de 1995 encabeçaram o evento Amigos, um show com as três maiores duplas sertanejas do Brasil que contava com Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, e eles, Chitãozinho e Xororó. O show foi em São Caetano do Sul, no qual estiveram mais de 100 mil pessoas.

"No rancho fundo"


Durante o ano de 1999 apresentaram na TV Globo o programa "Amigos e Amigos" um Especial em Homenagem a Leandro com Zezé Di Camargo, Luciano e Leonardo.
Em 2000 completaram 30 anos de carreira e a marca de 30 milhões de discos vendidos.
A dupla apresentou em 2004 na TV Record o programa Raízes do Campo, que era um show gravado numa casa de espetáculo, com convidados e a famosa Roda de Viola gravada na chácara de Chitãozinho no interior de São Paulo. O programa ficou no ar até maio de 2005.

Em 2005 a dupla foi homenageada no Carnaval de São Paulo pela escola X-9 Paulistana com o enredo "Nascidos pra cantar e também sambar", o resultado foi um merecido 2º lugar para a escola.
Em 2006 gravaram uma guarânia com o considerado Rei da música brasileira Roberto Carlos, a música se chamava "Arrasta uma Cadeira" e foi sucesso nacional, e fez com que eles fossem mais uma vez no Especial do Rei.
Em 2008, Chitãozinho e Xororó participaram do programa Estúdio Coca-Cola Zero com a banda de pop-rock Fresno. Ambos ainda se apresentaram no Show da Virada, da Rede Globo, exibido no dia 31 de Dezembro.
Em 2008, Chitãozinho e Xororó participaram do programa Estúdio Coca-Cola Zero com a banda de pop-rock Fresno. Ambos ainda se apresentaram no Show da Virada, da Rede Globo, exibido no dia 31 de Dezembro.

Foi desta forma que Chitãozinho descreveu ao R7 a reunião de astros da música sertaneja na noite de terça feira(28), no Via Funchal, em São Paulo, para cantar os grandes sucessos dos 40 anos da dupla Chitãozinho & Xororó.
O show fez parte da gravação de um DVD comemorativo.
Roberta Miranda, Victor e Leo, Zezé Di Camargo e Luciano, Daniel, Sérgio Reis, Leonardo e muitos outros foram os escalados para relembrar os clássicos dos sertanejos.

Já nos bastidores, era possível sentir a forte emoção dos cantores. Não foi apenas um simples encontro musical, mas uma reunião de pessoas que têm histórias em comum e que construíram amizade ao longo de suas carreiras.
Zezé Di Camargo resumiu o sentimento em poucas palavras.

- Sou amigo e fã desses dois. Que privilégio estar aqui!

Um dos integrantes da velha guarda da música sertaneja, Sérgio Reis recordou que conhecia os dois antes deles serem Chitãozinho & Xororó. Segundo o cantor, a dupla chegou a abrir alguns de seus shows antigamente.
Já Daniel fez questão de afirmar que o encontro desta terça foi um dia de graça para todos os artistas presentes, pois acabou sendo uma oportunidade que eles tiveram de se reunir, algo que, segundo ele, é muito difícil por conta das viagens de cada um.
Show recheado de sucessos e emoção

Foi nesta atmosfera saudosa que a dupla Chitãozinho e Xororó abriu o show cantando Nascemos Para Cantar. Logo depois, foi a vez de a única mulher da noite, Roberta Miranda, dividir o palco com os cantores. Juntos, eles colocaram voz no clássico Brincar de Ser Feliz.
Após Coração Sertanejo, interpretada por Sérgio Reis, subiu ao palco a dupla Milionário & José Rico, que tirou a plateia do chão e colocou todo mundo para dançar com 60 Dias Apaixonado.
Daniel interpretou uma das músicas mais importantes da carreira de Chitãozinho e Xororó, No Rancho Fundo (de Ary Barroso), e conseguiu deixar alguns fãs emocionados.

Apesar de ser uma das mais novas duplas sertanejas de toda a lista, Victor & Leo marcaram a noite. Eles encantaram a plateia ao cantar trechos em inglês da canção Ela Não Vai Mais Chorar, que Chitão & Xororó gravaram nos anos 90 em parceria com o americano Billy Ray Cyrus (o pai de Miley Cyrus-Hannah Montana).

Os mais aguardados pelo público foram deixados para o final. Zezé Di Camargo & Luciano arrancaram gritos enlouquecidos das mulheres com o clássico Alô e Leonardo colocou voz em Falando às Paredes.
Como não poderia deixar de ser, Daniel, Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano e Chitãozinho & Xororó cantaram juntos o grande sucesso dos 40 anos de carreira dos astros do show, Fio de Cabelo. Logo depois veio outro hit da dupla, Planeta Azul, em que todos os cantores se apresentaram juntos.
DVD comemorativo

O show realizado 29 de Setembro de 2010, foi gravado para um dos três DVDs comemorativos dos 40 anos de carreira da dupla.
O primeiro deles foi gravado no fim do mês de julho, em uma apresentação com a participação da nova geração da música sertaneja, como Maria Cecília & Rodolfo, Luan Santana, Fernando e Sorocaba e outros.
Já o terceiro DVD, a dupla pretende fazê-lo no ano que vem. Segundo os artistas, serão convidados artistas de vários estilos musicais.

1 comentário:

Gilda disse...

Adoro Chitãozinho & Chororó, pra mim eles cantam muito bem, acompanho a carreira deles a muito tempo, já fui em um show deles e foi muito bom ouvir eles cantar pessoalmente, fiquei mais fã deles ainda depois que fui no show. Parabéns Ilídio pela homenagem a Chitãozinho & Chororó.