Susannah Melvoin (nascida em 26 de janeiro de 1964) é uma vocalista norte-americana, compositora e atriz, talvez mais conhecida por sua associação com Prince, em meados da década de 1980. Vindo de uma família musical, Melvoin é a irmã gêmea da cantora Melvoin Wendy e irmã do falecido Jonathan Melvoin (teclista da tourné dos The Smashing Pumpkins), e filha do pianista de jazz (e ex-presidente NARAS) Michael Melvoin. Melvoin começou sua carreira trabalhando com Prince, em meados da década de 1980 durante a restrição da sua irmã Wendy no projecto The Revolution.
Durante este período, ela foi escolhida para ser a vocalista co-líder de projeto de Prince, The Family. Prince escreveu o tema dos The Family 1985, "Nothing Compares 2 U", precisamente sobre Melvoin e tornou-se um sucesso quando Sinéad O'Connor o regravou, em 1990.Mais tarde ela juntou-se à renovada equipa dos The Revolution, juntando vozes a Parade, incluindo o single de 1986 "Anotherloverholenyohead". Ela desenhou a capa Dream Factory, e, ao contrário do resto dos The Revolution, recebeu um crédito na Sign O 'the Times. Melvoin também co-escreveu algumas músicas com Prince.
Melvoin foi noiva do Prince, e durante seu relacionamento, ele escreveu várias músicas sobre ela, incluindo a "Condition of the Heart".
Continua contribuindo com sua voz, para a banda de Roger Waters, e Pink Floyd. Ouçam com atenção e comentem se estas vozes nos deixam nas nuvens
PP Arnold (Patricia Ann Cole,nascida a 03 de outubro de 1946 em Los Angeles, Califórnia, é uma cantora sul americana, que teve um sucesso considerável no Reino Unido em 1960 e depois desse ano.
Nascida numa família de cantores gospel, Arnold casou cedo e teve dois filhos. Ela teve uma série de trabalhos até ao início dos anos 1960, quando Maxine Smith, uma ex-namorada de seu irmão entra em contato com ela com uma oferta. Maxine e a sua amiga Gloria Scott tinham conseguido organizar uma audição para três raparigas para substituir o Ikettes original, o grupo de acompanhamento vocal que dançava para Ike e Tina Turner Revue. Inicialmente, Smith e Scott procuravam uma terceira rapariga estando desesperadas por outra vocalista para completar o trio. Smith contacta Arnold, que ela sabia ser uma cantora.
Na audição foi oferecido um trabalho às três jovens, mas Smith convenceu Arnold para assistir a um concerto em Fresno, naquela noite, antes de tomar uma decisão final. Quando ela chegou em casa às 6:00 da manhã seguinte, o marido furioso agrediu Arnold. Arnold deixou-o imediatamente e depois de colocar seus filhos sob os cuidados de seus pais, juntou -se a Ike & Tina Turner Revue.
Após vários anos em tourné pelos Estados Unidos com a Revue, veio para a Inglaterra em 1966, quando a Revue serviu de apoio aos Rolling Stones. Impressionado pela sua voz poderosa e comovente, Mick Jagger convenceu o manager Andrew Loog Oldham para assinar um contrato de gravação com Arnold pela sua recém-fundada editora Immediate Records. Arnold saiu da banda Turner para permanecer em Londres e estabelecer uma carreira a solo.
Ela gostava de vários sucessos, incluindo canções escritas para ela por Paul Korda, que escreveu "The Time Has Come". Gravou as canções escritas por Steve Marriott e Ronnie Lane, The Small Faces, que também a acompanhou em várias gravações. Arnold também fez vocais de apoio no hit do grupo "Tin Soldier", bem como a tourné com eles durante 1968.
Passou pelas bandas dos Pink Floyd, Dire Straits, Bon Jovi, Lennon, Paul Simon, e muitos mais. A sua primeira banda de apoio, os Blue Jays, tinha sido herdada de cantor de soul americano Ronnie Jones. Este foi seguido por The Nice, liderado por Keith Emerson no órgão que tinha acabado de sair do The VIP's - que mais tarde seria conhecido como Spooky Tooth - no órgão e piano, O'List David na guitarra, Lee Jackson no baixo e na bateria Ian Hague . Durante este período, Pat acompanhou Jimi Hendrix, The Who, The Kinks, Blind Faith, David Bowie e outros e teve vários sucessos, incluindo uma versão cover de "O Primeiro Corte é o mais profundo" e "Anjo da Manhã ", além de música ao Marriott Lane" (If You Think You're) Groovy ".
Continua ainda com Roger Waters...
Katie Kissoon é uma grande voz , nascida em Trinidad.
Após a evolução do easy listening e da música pop bubblegum terem retrocedido em meados de 1970, Katie Kissoon e Mac, seu irmão estavam limitados aos backing vocals e a sessões musicais. Katie era membro dos cantores de James Last, em 1980 e seu irmão Mac continua lá até hoje. A carreira de Katie Kissoon tem continuado como vocalista de apoio de notáveis músicos como Van Morrison (1978 e posteriores), Elkie Brooks (1982), Eric Clapton (1986 e posteriores), Roger Waters (desde 1984), Elton John (1985), Eros Ramazzotti ( 1990), George Harrison (1991), Pet Shop Boys (1994) e Robbie Williams (2002 e posteriores).
Em 1997, Mac e Katie Kissoon lançaram um álbum de material novo chamado From Now On.
Em 2002, Katie Kissoon apareceu no palco do Concerto para George. Em 2006-2007, também fazia parte da seção de apoio de Roger Waters, The Dark Side of The Moon Live. A tourné continuou por nove datas em 2008, mas Katie não conseguiu concluir e foi substituída por Sylvia Mason-James.
Katie Kissoon realizou recentemente backing vocals em três faixas no álbum de Van Morrison em 2008 Keep It Simple e cantou com sua banda em várias datas em 2008.
Uma voz inesquecivel.... Katie Kisson com Roger Waters
George Roger Waters (Great Bookham, Surrey, 6 de Setembro de 1943) é um músico e compositor britânico de rock, mais conhecido por ter sido o compositor, vocalista, baixista e um dos fundadores do Pink Floyd.
Após outro dos fundadores, Syd Barrett, ter abandonado o grupo devido a doença mental e a abuso de drogas, no fim dos anos 60, Waters definiu a direcção artística da banda, levando os Pink Floyd para o centro das atenções, produzindo uma série de álbuns que continuam entre os mais aclamados pela crítica e dos mais vendidos de todos os tempos.
A relação de Waters com David Gilmour foi-se tornando tensa nos finais dos anos 70, à medida que Waters ia exercendo cada vez mais o controle criativo sobre o grupo. A última colaboração Waters/Gilmour, The Final Cut de 1983 foi creditada como sendo um trabalho de Waters, com música tocada pelos Pink Floyd. Waters deixou a banda e o desacordo sobre a intenção de Gilmour continuar a usar o nome dos Pink Floyd levou-os à barra do tribunal. Waters argumentava que tendo a banda sido criada por ele, Syd Barrett, Nick Mason, e Richard Wright, não havia razão para o grupo continuar a se chamar Pink Floyd, devido ao facto de contar apenas com um dos elementos originais, (Wright havia deixado a banda antes da gravação de The Final Cut). Outro dos argumentos de Waters era o facto de ser o autor da maior parte das letras das músicas dos Pink Floyd desde o abandono de Syd Barrett. Mesmo assim, Gilmour ganhou o direito de usar o nome dos Pink Floyd e a maioria das suas músicas, ficando Waters apenas com os direitos do álbum The Wall e de todas as suas músicas.
Roger Waters foi considerado o 22º melhor baixista do Milênio, numa lista divulgada pela revista Guitar, há poucos anos.
Nomeado doutor em arte, nasceu em Cambridge, Inglaterra e cresceu em Grantchester Meadows. Seu pai Douglas Gilmour, foi um professor de Zoologia da Universidade de Cambridge. Sua mãe Sylvia também era professora. A sua educação teve lugar na Waldorf School e foi durante muitos anos um modelo para essa escola, tendo no entanto descrito a sua educação como “horrível”.
Conheceu Syd Barrett quando frequentava o Colégio de Artes e Tecnologia de Cambridge, embora não tenha pertencido á formação inicial dos Pink Floyd. Seu primeiro grupo chamava-se Joker’s Wild para quem começou a tocar em 1963. A banda mudou o seu nome para Flowers em 1967 tendo acabado nesse mesmo ano, tendo Gilmour formado os Bullitt. Juntou-se aos Pink Floyd em Janeiro do ano seguinte. Syd Barrett saiu do grupo alguns meses mais tarde e ele então assumiu o papel de guitarrista principal. Roger Waters deixou o grupo em 1985 assumindo que sem ele os Pink Floyd se desmembrariam. Em vez disso, David Gilmour assumiu por completo o controle da banda e criou A Momentary Lapse Of Reason. Ele explica:
"Eu tinha um cem número de problemas com a direção da banda no passado recente, antes de Roger sair. Eu achava que as músicas tinham muitas palavras, e que devido ao significado dessas palavras serem tão importantes, a música tinha-se tornado um mero veículo para as letras, o que não era muito inspirador...The dark side of the moon e Wish you were here tiveram um enorme sucesso, não apenas devido à contribuição de Roger, mas também porque havia um equilíbrio maior entre a música e as palavras do que em álbuns mais recentes. É isso que estou tentando fazer em A Momentary Lapse Of Reason focar mais na música, restaurando o equilíbrio."
Casou-se por duas vezes. Com sua primeira esposa, Ginger, teve quatro filhos: Alice (1976), Clare (1980), Sara (1982) e Matthew (1985).
Sua atual esposa é a jornalista e escritora Polly Samson. Casaram-se em 1994 durante a turnê The Division Bell. Tem neste casamento mais quatro filhos: Charlie adotivo (é filho de Polly e do poeta, ator e dramaturgo Heathcote Williams) e três biológicos: Joe, Gabriel e Romany.
É o membro mais novo do Pink Floyd. Foi convidado pouco tempo antes da saída de Syd Barrett da banda. O primeiro trabalho do Pink Floyd liderado por David Gilmour (após a era Roger Waters) foi o disco A Momentary Lapse of Reason que foi seguido por album duplo ao vivo chamado Delicate Sound Of Thunder. Depois de algum tempo fora, a banda voltou a lançar um disco com canções inéditas, The Division Bell. Em 1995 foi lançado outro album duplo ao vivo, gravado no teatro Earls Court, Londres, chamado P•U•L•S•E, com direção e liderança de David Gilmour
Reconhecido por ações humanitárias
Ao longo de sua vida, tem colaborado ativamente em muitas organizações de caridade. Colabora com entidades como: Greenpeace, European Union Mental Health and Illness Association e Anistia Internacional. Realizou um projeto habitacional para os sem-teto e pessoas com deficiência intelectual.
Em 1996 foi induzido no Hall da Fama do Rock and Roll com os Pink Floyd. Em Novembro de 2003 foi-lhe atribuída a Ordem do Império Britânico.
David Gilmour é também um piloto experiente. Sua empresa, Intrepid Aviation, acumulou um impressionante conjunto de aeronaves históricas. Ele decidiu vender a Intrepid, pelo seguinte motivo: Novamente, Roger com o Gilmour
"A Intrepid Aviation foi para mim uma forma de fazer meu hobby pagar a si mesmo , mas, gradualmente ao longo de alguns anos a Intrepid Aviation tornou-se um negócio, que tive de administrar. De repente eu percebi que em vez de ser um passatempo que desfrutava era uma empresa e por isso decidi vende-la. Não sou mais seu proprietário. Tenho apenas um bom e velho biplano no qual passeio pelo céu de vez em quando ..."
Michael Kamen (Nova Iorque, 15 de abril de 1948 - Londres, 18 de Novembro de 2003) foi um compositor, maestro e arranjador. Kamen estudou na Escola de Música e Arte de Nova York e rapidamente se tornou um dos músicos mais procurados de Hollywood.
Começou a se destacar junto com o grupo New York Rock'n'Roll Ensemble, que nos anos 60 ousou misturar música clássica e ritmos pop. Na década seguinte, serviu como diretor musical de vários balés e começou a trabalhar com trilhas sonoras.
O primeiro longa que trouxe seu nome nos créditos foi o faroeste Zachariah, de 1971. Daí em diante, uma sucessão de projetos surgiram. Nos anos 80, participou de produções mais famosas, conduzindo e compondo as trilhas de Highlander (1986), Brazil – O Filme (1985), Máquina Mortífera (1987), As Aventuras do Barão Munchausen, Duro de Matar (1988) e 007 – Permissão Para Matar (1989), Duro de Matar 2 (1990), Hudson Hawk – O Falcão Está à Solta (1991) e O Último Boy Scout (1991), os três últimos sempre estrelados por Bruce Willis.
Sua primeira indicação ao Oscar, dividida com Bryan Adams e Robert John "Mutt" Lange, foi em 1992 com a canção era "(Everything I Do) I Do It For You", de Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões. Quatro anos mais tarde, ele voltaria a ser indicado, desta vez por "Have You Ever Really Loved a Woman", da trilha de Don Juan de Marco, também em parceria com Adams e Lange.
Participou ainda de projetos em que misturava arranjos de orquestra sinfônica com com grupos de rock, indo do Rock Progressivo do Pink Floyd ao Heavy Metal do Metallica, cuja gravação Call Of Ktulu do álbum S&M rendeu ao grupo o prêmio de melhor rock instrumental em 2001, no 43rd Grammy Awards.
Dirigiu as trez orquestras de Berlim Este, londres e orquestra da rádio de Berlim Oriental num dos mais marcantes espectáculo em Brlim no ano de 1990 com o album "THE WALL" dos Pink Floyd.
Também criou a música tema do famoso desenho da década de 1990 dos X-Mens - Animeted Series.
Kamen sofria de esclerose múltipla e não resistiu a uma complicação cardíaca, morrendo no dia 18 de Novembro de 2003 em um hospital de Londres, cidade onde morava com a esposa, Sandra, e duas filhas.
Michael Kamen trabalhou com os cineastas tais como: Richard Donner, Terry Gilliam, John McTiernan e Stephen Herek. Ele fez a colaboração do produtor americano Joel Silver. Alguns trabalhos marcantes
Céline Marie Claudette Dion (Charlemagne, 30 de março de 1968) é uma cantora, escritora e atriz franco-canadense. Celine começou cedo na música, quando, ainda criança, seu empresário (e futuro marido), René Angelil, hipotecou a sua única casa para poder financiar seu primeiro álbum (La Voix Du Bon Dieu, de 1981). O sucesso internacional veio após ela ganhar concursos como Festival de Yamaha de 1982 e Festival Eurovisão da Canção 1988. Sistema Line Array Vertical T118-A
A música de Celine Dion foi influenciada por vários gêneros: do Pop ao rock, do jazz ao clássico e o gospel. A cantora é admirada pelas suas habilidades vocais, possuindo 3.1 oitavas de tessitura e sendo capaz de alcançar nos agudos notas na 5ª oitava em performances ao vivo, como em 2008 na música "It's A Man's World", durante sua Turnê Mundial. Celine lançou vários álbuns notáveis se tornando uma das cantoras que mais vendeu discos em toda a história da música mundial, incluindo seus doze álbuns do início de sua carreira, cantados em francês. Antes de anunciar que iria parar de cantar por tempo indeterminado em 1999, para se dedicar à maternidade, e cuidar do seu marido doente com câncer na laringe. Sistema de Sub's na função de Front-Field
Em 2002, Celine regressou ao estrelato musical com o álbum A New Day Has Come que ficou em primeiro lugar em 27 países simultaneamente. Atualmente, Dion está de férias, com mais um recorde na carreira, o último foi na sua Tour Mundial, intitulada de Taking Chances World Tour, onde em um pouco mais de um ano arrecadou cerca de 297 milhões de dólares, o terceiro maior valor arrecadado por uma cantora em todos os tempos, ficando atrás de Cher e Madonna. A artista cantou seus maiores sucessos e novas canções de seu novo álbum Taking Chances em meio de vários ecrãs gigantes, elevadores, rampas, dançarinos e efeitos especiais. Taking Chances World Tour teve início em fevereiro de 2008 e foi até março de 2009, levando Céline para muitos países pela primeira vez em sua cerreira.
Hoje em dia, de acordo com a Sony Music Entertainment ela já vendeu mais de 200 milhões de CDs no mundo todo, o que faz dela a segunda mulher que mais vendeu e também o quarto artista solo mais bem sucedido da história da música. Ouçam aqui umas das maiores procuções musicais do mundo, desde cenários, som, musicos, etc... Fiquem atentos aos promenores do Baixista com esta linda voz
Celine, a mais nova de quatorze filhos de Adhemar Dion e Thérèse Thanguay (que deu a Celine este nome em homenagem a uma canção que escutou enquanto estava grávida), cresceu numa casa pobre, mas segundo ela, feliz, na pequena localidade de Charlemagne. Começou a apreciar música cantando com suas irmãs mais velhas quando tinha apenas cinco anos de idade, num pequeno bar pertencente a seus parentes. Numa entrevista de 1992 com a revista People, ela disse: "Eu sentia falta da minha família e do meu lar, mas não me arrependo de ter perdido a minha adolescência. Eu tinha apenas um sonho: ser uma cantora reconhecida." Celine foi muito mais além de um reconhecimento. Sendo considerada a maior cantora do mundo.
Sistema eléctrico do concerto da Ivete Sangalo 2007, Rio/Maracanã-Brasil 12 000 Kva´s / 3 x 400V~
PARALELO DE GERADORES TRIFÁSICOS
Quando temos por exemplo um gerador ligado a um barramento que alimenta um receptor de 50 KVA, se este receptor aumentar a procura de potência para 100KVA, necessitaremos de instalar outro gerador de 50 KVA para fazer face à nova procura.
Este ligar-se-á em paralelo com o anterior e a potência será novamente suficiente para alimentar o receptor. Unem-se as saidas de alimentação, às barras de distribuição ou saída. Mas, para se
poder fazer esta ligação em paralelo é obrigatório cumprir-se certas condições:
ANALISE OS SEGUINTES PONTOS, (pois eles são indespensaveis para o paralelo de geradores trifásicos), caso falte um dos pontos, o curto-circuito, explosão, inicio de fogo nos indizidos e geradores de xitação é inevitavel.
1. Igualdade de tensões e relação de transformação. 2. Igualdade de desfasamento dos diagramas vectoriais da xitação em relação às inductoras da calagem do induzido de potêncial. 3. Igualdade de sequência. 4. Igualdade de tensões de curto-circuito. 5. Uma relação de potência compatível. Então, se se cumprirem estas cinco condições, pode-se efectuar o paralelo de dois ou mais geradores. 1. Igualdade de Tensões e relação de transformação:
Por estarem unidas as saidas, torna-se lógico que as tensões de saída devam ser iguais, pois se assim não fosse um gerador alimentaria o outro. Não basta que a relação de transformação seja igual, devem também ser iguais as respectivas tensões.
Por exemplo: Um gerador de 1000V/100V e outro de 100V/10V
Têm igual relação mas não é possível ligar uma saida de 1000V com outro de 100V.
Igualdade de tensões de saída implica igual relação de entre a relação das inductoras e induzido de potência, mas igual relação não implica iguais tensões de saída, porque não vai existir diferencial de xitação. Se não se cumprir esta condição aparecem, logo em vazio, elevadas correntes de circulação entre os geradores. Não é conveniente que estas correntes atinjam mais do que 10% das correntes nominais. A corrente de circulação dá origem a uma potência circulante, também chamada potência de compensação, cujo principal efeito, é o de aumentar a carga no gerador de maior tensão de saida, podendo sobrecarregá-lo.
2. Igual desfasamento de diagramas vectoriais (do secundário em relação ao
primário)
A condição fundamental para que os geradores possam trabalhar em paralelo, é que os terminais a juntar entre si se encontrem em todos os instantes ao mesmo potencial.
Já conhecemos a ligação em triângulo e em estrela, vejamos agora a ligação em Zig-Zag mas antes interpretemos as ligações e os diagramas vectoriais correspondentes.
3. Sequência ou sentido de rotação das fases de saída
Chama-se sequência de fases à ordem de rotação dos vectores. É a sucessão no tempo, dos máximos dos parâmetros eléctricos tensão ou intensidade, nas três fases de um sistema, correspondendo-lhe um sentido de rotação do diagrama vectorial.
Os geradores cuja sequência de fases seja oposta (ou seja: os respectivos diagramas vectoriais têm um sentido de rotação inverso), não se podem ligar em paralelo. De facto, num determinado instante os vectores de tensão secundária vão coincidir mas, no instante seguinte os vectores começam a deslocar-se e aparecem diferenças de potencial entre as fases homólogas. Então, para se poderem pôr em paralelo, os geradores devem ter os respectivos diagramas vectoriais a rodar no mesmo sentido (ou a todo o instante sobreponíveis). Tudo depende das ligações internas na bobinagem do gerador ou transformador. Observemos um motor eléctrico trifásico, segundo a ordem de ligações às linhas ABC ou RST. Este é o sentido de rotação normal (indicado por uma seta na máquina – sentido dos ponteiros do relógio), se permutarmos duas fases a rotação será em sentido contrário. Se nós tivéssemos que ligar em paralelo dois geradores e não tivéssemos o instrumento adequado para comparar as respectivas sequências (sequencímetro de fases), poderíamos utilizar um motor assíncrono comum. Liga-se o motor na saída de ambos os geradores, exactamente da mesma forma, fazendo com que o motor rode em determinado sentido. Seguindo exactamente a ligação para o segundo gerador, as fases RST no motor estão ligadas em ambos os casos a UVW, na mesma correspondência. Se o motor girar em sentido contrário, as sequências são opostas e não se podem colocar os geradores em paralelo. Neste caso é necessário trocar dois
terminais quaisquer da saída, mas tendo em conta que a inversão do sentido de rotação (sequência) altera o desfasamento (índice) da xitação em relação ao potêncial quando os tipos de ligação dos enrolamentos X e P são distintos.
4. Igualdade de tensões de curto-circuito:
Quando vimos o circuito equivalente simplificado e reduzido ao primário, vimos que a tensão de curto-circuito serve entre outras coisas para determinar a impedância da máquina, já que ZCC = UCC / In
Onde:
Rcc = Resistência total referida ao primário do induzido de xitação
Xcc = Reactância total referida ao primário das inductoras. ZCC = UCC/ In =Impedância “longitudinal”da máquina.
A In e a UCC figuram na placa de características da máquina, logo Zcc é um valor conhecido. Dois geradores em paralelo em esquema unifilar comportam-se como duas impedâncias em paralelo em relação à carga. A corrente que o receptor solicita, distribui-se segundo os valores das impedâncias internas dos geradores, que se forem iguais, faz com que cada gerador contribua com a mesma potência de 100 KVA para a carga do receptor em exemplo:
Mas se forem distintas, passará mais corrente pela mais pequena, no exemplo (em baixo) será a que tem uCC = 2%, disparando as protecções (a) ficando apenas um gerador de 100 KVA a alimentar sozinho uma carga de 200 kVA, logo também disparam as protecções (b) ficando as duas máquinas fora de serviço. Quer dizer, temos suficiente potência instalada nos geradores para abastecer o receptor e não podemos alimentá-lo por que saltam as protecções devido à sobrecarga que sofre a máquina de menor impedância. Isto impõe logo uma condição para a colocação em paralelo, ou seja: é necessário que as tensões de curto-circuito sejam o mais parecido possível. Admite-se uma variação de até 10% de diferença.
5. Uma relação de potência compatível:
Condição intimamente ligada a anterior, dado que a máquina de maior
potência deve ser a de menor ucc%, para o paralelo funcionar melhor, uma vez que em caso de sobrecarga esta verificar-se-á na máquina que melhor a suporta – a de maior potência.
Uma regra prática é que a relação de potência não ultrapasse 1:3.
Quer dizer que se queremos alimentar 200 kVA poderemos pôr no limite em paralelo um gerador de 50kVA e outro de 150 kVA, e de modo que as ucc% não difiram em mais de 10% entre si.
Para qualquer esclarecimento da alteração do sistema de xitação, pode me contactar para o email: ilidiomartinez@hotmail.com
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
05 FEV de 2011 em Pias
Festival de Inverno
Antigos Casões da UCP
Org.: Comissão de Festas de Pias 2011 e Tó Varela Produções
Apoios: Câmara Municipal de Serpa, Junta de Freguesia de Pias, Teatro Experimental de Pias e AVB Alumínio, Lda
A actuação de vários artistas: Micaela, Pedro Miguéis, Carlos Granito, Pedro Jonas, Dupla Face, Rubem Baião, entre muitos outros.
Contactos:
Rua Dos Descobrimentos nº´7, 7000-336 ÉVORA
Fernando Lopes _ Telm: 93 323 4105
José Carlos _ Telm: 96 585 8426
Ilidio Martinez _ Telm: 93 466 3778
"Som Evora aluguer de som e organização de espetaculos ..."
A sonorização deste evento, é dirigida pela empresa de som e luz profissional, "INFUSÃO DE SONS Lda", de Évora.
Uma empresa com cerca de três anos de existência, e que já conta com mais de 320 espetáculos.
José de Lima Sobrinho e Durval de Lima, ou simplesmente Chitãozinho & Xororó são dois irmãos naturais da cidade de Astorga, estado do Paraná, formam uma das mais reconhecidas duplas sertanejas do Brasil.
Não se sabe a data exata de gravação do primeiro disco de Chitãozinho e Xororó. O primeiro disco oficial foi "Galopeira" em 1970, mas o reconhecimento do grande público veio em 1982 com a canção "Fio de Cabelo" do disco Somos apaixonados, oitavo trabalho da dupla, que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e abriu as portas das rádios FM´s para a música sertaneja. Tudo na vida da dupla passou a ser separado como antes e depois dessa canção.
Chitãozinho & Xororó, em 1986 começaram a apresentar aos domingos o programa de TV "Chitãozinho e Xororó Especial" no SBT, no qual cantavam e recebiam convidados.
No mesmo ano participaram na Rede Globo do especial do Roberto Carlos cantando junto com o Rei da canção "De coração pra coração".
Gravaram em 1993 a canção "Words" com os Bee Gees para o disco Tudo por Amor lançado em português e espanhol. Além de "Words" o disco tinha a canção "Guadalupe" que fez parte da trilha da novela de mesmo nome transmitida pela Telemundo. O sucesso desse trabalho foi tão grande que a dupla conquistou em junho daquele ano o primeiro lugar do "Hot Latin Singles" na parada norte-americana da revista Billboard, só Roberto Carlos tinha conseguido essa marca em 1989.
No ano de 1995 encabeçaram o evento Amigos, um show com as três maiores duplas sertanejas do Brasil que contava com Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, e eles, Chitãozinho e Xororó. O show foi em São Caetano do Sul, no qual estiveram mais de 100 mil pessoas.
"No rancho fundo"
Durante o ano de 1999 apresentaram na TV Globo o programa "Amigos e Amigos" um Especial em Homenagem a Leandro com Zezé Di Camargo, Luciano e Leonardo.
Em 2000 completaram 30 anos de carreira e a marca de 30 milhões de discos vendidos.
A dupla apresentou em 2004 na TV Record o programa Raízes do Campo, que era um show gravado numa casa de espetáculo, com convidados e a famosa Roda de Viola gravada na chácara de Chitãozinho no interior de São Paulo. O programa ficou no ar até maio de 2005.
Em 2005 a dupla foi homenageada no Carnaval de São Paulo pela escola X-9 Paulistana com o enredo "Nascidos pra cantar e também sambar", o resultado foi um merecido 2º lugar para a escola.
Em 2006 gravaram uma guarânia com o considerado Rei da música brasileira Roberto Carlos, a música se chamava "Arrasta uma Cadeira" e foi sucesso nacional, e fez com que eles fossem mais uma vez no Especial do Rei.
Em 2008, Chitãozinho e Xororó participaram do programa Estúdio Coca-Cola Zero com a banda de pop-rock Fresno. Ambos ainda se apresentaram no Show da Virada, da Rede Globo, exibido no dia 31 de Dezembro.
Em 2008, Chitãozinho e Xororó participaram do programa Estúdio Coca-Cola Zero com a banda de pop-rock Fresno. Ambos ainda se apresentaram no Show da Virada, da Rede Globo, exibido no dia 31 de Dezembro.
Foi desta forma que Chitãozinho descreveu ao R7 a reunião de astros da música sertaneja na noite de terça feira(28), no Via Funchal, em São Paulo, para cantar os grandes sucessos dos 40 anos da dupla Chitãozinho & Xororó.
O show fez parte da gravação de um DVD comemorativo.
Roberta Miranda, Victor e Leo, Zezé Di Camargo e Luciano, Daniel, Sérgio Reis, Leonardo e muitos outros foram os escalados para relembrar os clássicos dos sertanejos.
Já nos bastidores, era possível sentir a forte emoção dos cantores. Não foi apenas um simples encontro musical, mas uma reunião de pessoas que têm histórias em comum e que construíram amizade ao longo de suas carreiras.
Zezé Di Camargo resumiu o sentimento em poucas palavras.
- Sou amigo e fã desses dois. Que privilégio estar aqui!
Um dos integrantes da velha guarda da música sertaneja, Sérgio Reis recordou que conhecia os dois antes deles serem Chitãozinho & Xororó. Segundo o cantor, a dupla chegou a abrir alguns de seus shows antigamente.
Já Daniel fez questão de afirmar que o encontro desta terça foi um dia de graça para todos os artistas presentes, pois acabou sendo uma oportunidade que eles tiveram de se reunir, algo que, segundo ele, é muito difícil por conta das viagens de cada um. Show recheado de sucessos e emoção
Foi nesta atmosfera saudosa que a dupla Chitãozinho e Xororó abriu o show cantando Nascemos Para Cantar. Logo depois, foi a vez de a única mulher da noite, Roberta Miranda, dividir o palco com os cantores. Juntos, eles colocaram voz no clássico Brincar de Ser Feliz.
Após Coração Sertanejo, interpretada por Sérgio Reis, subiu ao palco a dupla Milionário & José Rico, que tirou a plateia do chão e colocou todo mundo para dançar com 60 Dias Apaixonado.
Daniel interpretou uma das músicas mais importantes da carreira de Chitãozinho e Xororó, No Rancho Fundo (de Ary Barroso), e conseguiu deixar alguns fãs emocionados.
Apesar de ser uma das mais novas duplas sertanejas de toda a lista, Victor & Leo marcaram a noite. Eles encantaram a plateia ao cantar trechos em inglês da canção Ela Não Vai Mais Chorar, que Chitão & Xororó gravaram nos anos 90 em parceria com o americano Billy Ray Cyrus (o pai de Miley Cyrus-Hannah Montana).
Os mais aguardados pelo público foram deixados para o final. Zezé Di Camargo & Luciano arrancaram gritos enlouquecidos das mulheres com o clássico Alô e Leonardo colocou voz em Falando às Paredes.
Como não poderia deixar de ser, Daniel, Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano e Chitãozinho & Xororó cantaram juntos o grande sucesso dos 40 anos de carreira dos astros do show, Fio de Cabelo. Logo depois veio outro hit da dupla, Planeta Azul, em que todos os cantores se apresentaram juntos.
DVD comemorativo
O show realizado 29 de Setembro de 2010, foi gravado para um dos três DVDs comemorativos dos 40 anos de carreira da dupla.
O primeiro deles foi gravado no fim do mês de julho, em uma apresentação com a participação da nova geração da música sertaneja, como Maria Cecília & Rodolfo, Luan Santana, Fernando e Sorocaba e outros.
Já o terceiro DVD, a dupla pretende fazê-lo no ano que vem. Segundo os artistas, serão convidados artistas de vários estilos musicais.